Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Tecnologia

Tem início o processo de migração do Ubuntu para a versão 16.04 LTS

20 de outubro de 2016

A Superintendência de Operações (Supop) informa que dará início ao processo de migração do Ubuntu para a versão 16.04 LTS para as estações com perfil administrativo, de acordo com cronograma definido pela Unidade. A área sempre opta pela internalização das versões do Ubuntu que são classificadas como LTS por terem tempo estendido de suporte bem como foco em ambientes corporativos.

Uma das principais mudanças foi a escolha da arquitetura de 64 bits para uso nessa nova versão. Além disso, algumas mudanças na arte visual e no layout dos aplicativos de produtividade serão percebidas em razão da evolução das versões dos softwares incluídos.

Entre os softwares de produtividade, destacam-se:

- Firefox: atualizado para a versão 45.3.0 ESR, que contém várias correções de vulnerabilidades e melhorias de código no suporte à navegação Web;
- LibreOffice: atualizado para a versão 5.1.4, que contém diversas melhorias em seus aplicativos, filtros e interface gráfica. Dentre as novidades houve a adição de novos menus aos aplicativos para melhorar a usabilidade. Assim, o Writer ganhou o menu Estilos; o Calc, o menu Planilha; e o Impress, o menu Slide. Além disso, todos os aplicativos agora tem uma barra lateral com atalhos para as principais propriedades dos textos, planilhas e slides, além de outras opções;
- Pidgin: tem novo comportamento para suas notificações. Ao chegar uma nova mensagem aparecerá a janela de bate-papo em primeiro plano. Nas mensagens subsequentes, o ícone da carta ao lado do relógio ficará azul, um balão de notificações aparecerá no canto superior direito e o ícone do Pidgin na barra de tarefas irá tremer e indicar o número de chats não visualizados. Além disso, por padrão, não notifica mais a entrada e saída de colegas da lista e exibirá um pequeno histórico das últimas mensagens na janela de bate-papo.

As aplicações corporativas compatíveis com o Ubuntu 16.04 LTS já foram disponibilizadas na Central de Pacotes, mas caso haja necessidade de inclusão de novas aplicações o fluxo de inclusão (ou exclusão) pode ser consultado no canto superior direito da solução.

Para as estações com perfil desenvolvedor, ainda estão sendo avaliadas as compatibilidades das aplicações de desenvolvimento que deverão compor a Central de Pacotes, trabalho este sob responsabilidade da Supde, de acordo com as orientações da Cetec e alinhamento aos produtos homologados cadastrados no Catálogo de Tecnologias. Assim que essa etapa estiver superada, dar-se-á início da migração desse perfil.
 

« Outubro 2017 »
Outubro
SeTeQuQuSeSaDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031