Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Responsabilidade Social e Cidadania

Setembro Amarelo: “Falar é a melhor solução”

25 de setembro de 2017

Nesta terça-feira, 26 de setembro, será realizada a palestra “Falando abertamente sobre suicídio”, com o empregado Inácio Alves de Queiroz, que é voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O evento será às 15h, no auditório do Horto - Regional Rio de Janeiro, com transmissão via Assiste para as regionais e escritórios.

Neste mês, está em curso a campanha Setembro Amarelo, que tem como slogan “Falar é a melhor solução”. O suicídio é uma questão de saúde pública e que representa, ainda hoje, uma situação de tabu e de aumento de suas vítimas - assim como há duas ou três décadas ocorreu com o câncer e com algumas doenças sexualmente transmissíveis, que eram rodeadas de tabus, o que inviabilizava a conscientização estimuladora da prevenção.

Pelos números oficiais, 32 brasileiros morrem, por dia, por suicídio, uma taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria de tipos de câncer. Porém, segundo informações oficiais, nove em cada dez dessas mortes poderiam ser evitadas, pois a pessoa passava por um transtorno mental naquele momento e não recebeu ajuda a tempo. Por isso falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são tarefas cotidianas, mas, neste mês de setembro, ganham sentido especial.

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial. No Brasil, foi iniciada em 2014 e é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), entidade essa que criou uma cartilha de prevenção sobre o tema. Clique aqui para visualizar o documento.

« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930