Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Gestão

Serpro implanta projeto de segmentação das redes internas

12 de agosto de 2013

O projeto de Segmentação das Redes Internas do Serpro encontra-se em fase de implantação na empresa. O projeto visa a melhoria da segurança e a facilitação da administração dos ambientes de rede por meio da padronização das infraestruturas física e lógica.

A conclusão das atividades está prevista para dezembro deste ano. Dentre essas atividades, a instalação dos firewalls de segmentação já foi concluída em todas as regionais, possibilitando o isolamento dos serviços em zonas desmilitarizadas (ZDMs). Assim, serviços como gerência de virtualização, ambientes de desenvolvimentos, monitoração, entre outros, estão sendo migrados para ambientes mais seguros e controlados.

Destaca-se, também, a alteração dos endereços IPs de todas as estações de trabalho do Serpro, que objetiva a adequação das redes de acordo com os perfis dos usuários e que permitirá a reorganização das redes locais. Esta atividade foi dividida em três etapas: primeiro, a migração das estações de usuários da Supop e da Supcd (em fase de conclusão).

Na sequência, a migração das estações de usuários da Supde e Supst e, por último, a migração das estações dos usuários das demais unidades. O projeto prevê ainda o isolamento das redes de laboratórios e salas de treinamento, provendo maior segurança a esses ambientes, e a preparação da infraestrutura para comportar a implantação do projeto da rede sem fio corporativa, em trâmites de contratação.

Este projeto tem a gestão da Coordenação Geral de Infraestrutura de TIC (Cogti) e lideranças técnicas da Superintendência de Operações (Supop) e Superintendência de Centro de Dados (Supcd), contando ainda com o apoio das demais unidades da Diretoria de Operações (Diope) e Superintendência de Desenvolvimento (Supde).

« Fevereiro 2017 »
Fevereiro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728