Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Regional São Paulo

Campanha de lâmpadas fluorescentes na regional

28 de agosto de 2013

A reciclagem de lâmpadas fluorescentes começou a ser praticada, no nível corporativo regional, pelo Departamento Regional de Logística (Glspo) há cerca de 17 anos.

Com o sucesso da prática, a Comissão de Responsabilidade Social e Cidadania São Paulo aderiu à iniciativa e, em agosto/2012, criou a campanha permanente de conscientização dos empregados para o descarte correto das lâmpadas fluorescentes.

Para depósito do material trazido pelos empregados, foram instalados coletores específicos em Socorro e na Luz. 

Contaminante químico

A lâmpada fluorescente é classificada como contaminante químico, por isso, não deve ser colocada no lixo comum, nem em aterros sanitários. Além de possuir elementos cortantes, como o vidro e o alumínio, elas também são constituídas por elementos tóxicos, como gás argônio e vapor de mercúrio, altamente prejudiciais ao equilíbrio ecológico. O descarte incorreto pode poluir o ar, o solo, os lençóis freáticos, os rios, consequentemente a cadeia alimentar, os animais, o homem e o meio ambiente.

Adote esta prática

- Faça o descarte de lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares.

- Utilize um dos três coletores, de acordo com o tamanho da lâmpada: compactas (pequeno), 20W (médio) e 40W (grande). Em Socorro: corredor de acesso ao estacionamento dos ônibus; e na Luz, no estacionamento.

- NÃO jogue no coletor outro tipo de lixo (papel, plástico, alimentos etc) que não seja lâmpada. Para isso, existem coletores específicos.

 - Utilize a própria caixa da lâmpada ou a proteja com jornal, plástico bolha etc, para evitar a quebra ou algum tipo de ruptura. Lembre-se que, se rompidas, elas liberam vapor de mercúrio - substância tóxica e nociva ao ser humano e ao meio ambiente.

Bons resultados

Em 2012, foram enviadas 3.500 unidades para reciclagem e, até julho deste ano, foram recolhidas 4.054 lâmpadas, somando o descarte de material da regional e o doado pelos empregados.

Durante o período da campanha, já são 7.554 unidades entregues para reciclagem, entre o material recolhido da regional e o trazido pelos empregados de suas casas. Periodicamente, o Glspo recolhe as lâmpadas e providencia a reciclagem que neste ano de 2013 está a cargo da empresa contratada Tramppo Comércio e Reciclagem de Produtos Ltda.

Proteja sua saúde, das pessoas que manipulam o lixo e o equilíbrio ecológico. Seja um cidadão consciente.

 

« Julho 2017 »
Julho
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31