Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Tecnologia

Serpro atualiza ferramentas IBM/Rational para solução ALM

05 de julho de 2011

No dia 14/7/2011, das 9h às 11h, o projeto será apresentado, por videoconferência, a todos os pólos de desenvolvimento, com a participação das chefias e lideranças. Participe.

Em continuidade ao projeto de "Modernização das ferramentas de desenvolvimento", o Serpro realizou criteriosas provas de conceito com quatro soluções de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Aplicações (ALM) dos fornecedores: Borland, HP, IBM e Microsoft. Outros foram convidados, mas declinaram.

As provas ocorreram após pesquisas e análises de soluções livres, como o Almirante. No entanto, não foram encontradas opções em plataforma aberta que atendessem de forma nativa e integrada aos requisitos definidos pela empresa.

A equipe do projeto, composta por técnicos da Supst, Supde, Cetec, Supop e Unidades de Relacionamento com Clientes (URCs), concluiu que a solução IBM/Rational é a única que atende integralmente aos requisitos funcionais e não funcionais. Entre as vantagens oferecidas estão:

     * Alinhamento com o parque tecnológico do Serpro, por ser homologada para execução em ambientes multiplataforma em modo cliente (Linux Ubuntu, Windows, Eclipse, Visual Studio, Firefox e IE);

     * Módulo server funciona em servidores Linux, em consonância com o direcionamento tecnológico do Serpro e do governo federal de uso de software livre;

    * A solução é a única que não depende de outros produtos, plugins ou editores de terceiros. A decisão também levou em conta os importantes critérios abaixo:

    * O Serpro já realizou investimentos na tecnologia IBM/Rational de aproximadamente R$ 14 milhões;

   * O acervo existente de cerca de 15 Gigabytes de dados de requisitos na ferramenta Rational RequisitePro;

    * O volume de artefatos versionados na ferramenta Rational ClearCase;

    * O processo de desenvolvimento escrito na ferramenta Eclise EPF;

    * Os produtos ALM da IBM/Rational são evoluções dos já utilizados pelo desenvolvimento e, por isso, integram-se e importam esse legado, reduzindo substancialmente o esforço e custo de migração.

Considerando esse cenário, a Diretoria do Serpro optou pela estratégia de atualização tecnológica do seu parque IBM/Rational. Essa decisão acelera o processo de implantação da solução ALM e reduz os riscos relacionados ao projeto, pois, em um primeiro momento, não haverá ampliação do parque de licenças instaladas. Permitirá, também, que a implantação seja realizada de forma gradativa, adequando o número de licenças às necessidades futuras.

Resultados
A solução da IBM/Rational irá substituir mais de 15 soluções e aplicativos atualmente utilizados pelo desenvolvimento - que geram um expressivo ônus de manutenção - por uma única ferramenta.

Essa nova solução será responsável pela automatização do processo produtivo da área de desenvolvimento de sistemas, compreendendo todas as fases, tarefas e plataformas tecnológicas utilizadas na empresa. As áreas de negócios também devem avaliar a utilização da ferramenta nas suas integrações com a área de desenvolvimento.

A evolução das ferramentas de desenvolvimento permitirá uma compreensão, em tempo real, da situação de cada projeto de software, da qualidade dos produtos gerados e dos recursos alocados. Isto possibilitará uma melhor gestão das equipes e projetos e proporcionará aos níveis gerenciais, táticos e estratégicos informações consolidadas e tempestivas para apoio à tomada de decisão.
 

« Agosto 2014 »
Agosto
SeTeQuQuSeSaDo
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031