Ferramentas Pessoais
Navegação
Acessar


Esqueceu sua senha?
 
Gestão

Calculadora de índices possibilita maior agilidade nos reajustes contratuais

18 de abril de 2017

A análise e negociação de reajustes solicitados por fornecedores é atividade recorrente na gestão dos contratos de despesa e requer, dentre outros insumos, o cálculo do índice definido, contratualmente, como referência para o reajuste.

Com o objetivo de dar suporte às unidades interessadas, a Superintendência de Aquisições e Contratos (Supga) acompanha a variação dos índices pelas instituições de pesquisa, consolida esses dados e, por demanda das unidades, calcula os índices e subsidia a área solicitante.

De modo a permitir maior autonomia e agilidade na obtenção dos índices, a Supga está descentralizando o cálculo desses indicadores disponibilizando uma calculadora, desenvolvida no Libreoffice, de fácil entendimento e utilização.

Simulação

Por meio dessa calculadora de índices, o usuário poderá simular o cálculo de indicadores de períodos distintos e comparar o resultado com os indíces comumente adotados pelos contratos de despesa (Cesta Média, Índice Médio de Variação Acumulada - IMVA, Índice Geral de Preços do Mercado - IGPM, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna - IGPDI, Índice de Preços ao Consumidor - IPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA).

Em razão da variação mensal desses índices, a calculadora será disponibilizada mensalmente no sítio da Supga, com os dados atualizados, para novo download e substituição do arquivo disponibilizado no mês anterior.

Conheça a Calculadora de Índices dos contratos de despesa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a área responsável por meio dos e-mails: aisi-anne.costa@serpro.gov.br e edson.carvalho@serpro.gov.br.

« Abril 2017 »
Abril
SeTeQuQuSeSaDo
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930